BIOGRAFIA


Deputado Delegado
Bruno Lima

Filho de Rosana Gomes de Oliveira, assessora jurídica, e Cassio Marcello de Lima, representante comercial, Bruno Marcello de Oliveira Lima nasceu e foi criado no Bairro Jardim Peri, Zona Norte da cidade de São Paulo.

Convivendo com as necessidades básicas e com as injustiças do dia a dia em sua comunidade, acabou se interessando, desde cedo, pelos assuntos que envolviam a sociedade e o bem-estar comum. Foi assim que decidiu tornar-se advogado.

Dedicou-se aos estudos e com 17 anos ingressou no Curso de Direito da FMU. Aos 22 anos foi aprovado no exame da OAB, em seguida, especializou-se em Direito Penal pela Universidade Mackenzie. O crescente desejo por justiça, de trabalhar com ações e diretamente com a população, o fez sonhar mais alto: com o cargo de Delegado de Polícia.

Porém, quando ele decidiu prestar este concurso, descobriu um sério problema de visão que comprometia o funcionamento das córneas. Então, foi submetido a cinco cirurgias para tentar resolver o problema.

Durante esse período, Bruno não conseguia enxergar. Estudava as matérias do concurso através de áudios e fones de ouvido em média 9 horas por dia. Com essa dedicação, passou no concurso público para Delegado da Polícia Civil de São Paulo e, aos 26 anos, tomou posse como Delegado de Polícia.




“Podem trabalhar igual, mais do que nós, jamais!”


Sempre buscando a melhor atuação pelos animais

Nunca mediu esforços

para proteger aqueles que mais precisam

Bruno diz que nesses 5 anos de atuação como delegado, a sua maior motivação era exercer uma das poucas profissões que atende a população 24 horas por dia, e geralmente nas suas mais urgentes necessidades.

A sua dedicação e competência nesse período foi destaque, não só entre os colegas de trabalho, como também com a população, das pessoas que eram atendidas pessoalmente por ele ou através de algumas ações suas postadas nas redes sociais.

Dentre os diversos casos, os que tiveram maior repercussão foram os que envolviam a causa animal: resgates de maus-tratos, invasão a canis clandestinos, interceptação de tráfico de animais silvestres, entre outros. O que mais chamou a atenção e cativou as pessoas foi o fato de que Bruno claramente nunca mediu esforços para honrar a vida de um animal.

Atualmente recebe denúncias do Brasil inteiro, até mesmo de outros países

Em média 4.000 denúncias

por mês

Todo esse esforço, segundo ele, sempre foi para fazer cumprir a lei, mas também acrescido de um gosto pessoal (e meio óbvio para quem assiste seus vídeos): o amor pelos animais.

Bruno sempre atendia às denúncias de crimes contra os animais sem nunca deixar de honrar o seu trabalho com a população. Muito pelo contrário, seu atendimento nesse sentido também sempre foi extremamente elogiado.

Porém, em praticamente todas as ocorrências chocantes em que o Bruno se desdobrava para salvar os animais, acontecia o mesmo desfecho que o deixava inconformado: o criminoso saía pela mesma porta que entrou na delegacia (às vezes até rindo, diz ele). Nunca ninguém ficava preso e poucas vezes recebia algum tipo de punição.

Bruno sempre queria fazer mais pela população e pelos animais, mas na maioria das vezes esbarrava em leis fracas, mal elaboradas, burocracias ou falta de recursos, muitas vezes devido à corrupção no governo.

Bruno virou uma espécie de celebridade das redes sociais, inspirou e influenciou muitas pessoas, criou esperança para que realmente tudo pudesse melhorar. Motivado pelo desejo de renovação, fez com que as pessoas pedissem a sua candidatura política nas redes sociais. Por um tempo ele recusou vários convites de partidos que o procuraram, porém, acabou se rendendo pois percebeu que só através da política, brigando dentro da máquina do poder, que poderia mudar substancialmente a vida das pessoas e dos animais.

O delegado então aceitou o desafio e se candidatou para deputado estadual por São Paulo. Sem padrinhos, sem consultoria, apenas com a coragem, seus ideais e sua legião de apoiadores virtuais (porém reais) conseguiu 103.823 votos, ficando em quarto lugar dos mais votados em seu partido.

Em pouco tempo de mandato, Bruno está mostrando para que veio. Mesmo com um gabinete “enxuto”, montou uma equipe extremamente competente, abriu mão de alguns auxílios de que teria direito, se posicionou contra outras novas regalias para os deputados, criou frente parlamentar com relação ao transporte na Zona Norte, está criando projeto para aumento de salários e direitos dos policiais, dentre outras.

Pela causa animal, criou algumas frentes parlamentares de diferentes temas, apurou denúncias, resgatou muitos animais, apresentou o projeto de lei que visa incluir a causa animal na grade curricular das escolas, e o projeto de lei que visa obrigar o infrator a arcar com todas as despesas do animal vítima de maus-tratos, dentre outras ações.

Adepto e incentivador dos esportes, Bruno também está elaborando alguns projetos nessa área para influenciar jovens da periferia a saírem do crime, terem mais disciplina, saúde, lazer e oportunidades.

Além disso tudo, Lima criou a lei Delegado Bruno Lima no combate à Fome, que já está em vigor, garantindo o acesso à merenda no período de férias escolares.

Bruno Lima diz ser apenas o começo. No auge dos seus 35 anos, não lhe faltam disposição, ideias, coragem e motivação.